quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Maçonaria, Revolução Farroupilha e Pilcha Gaúcha

Um dos estados brasileiros em que a maçonaria possui grande força e tradição é o Rio Grande do Sul. Quem conhece profundamente a historia da região saberia indicar os motivos, com forte imigração de países europeus a região acabou por abrigar vários maçons e em 1835 com a explosão da Revolução Farroupilha as lojas maçônicas serviram de abrigo seguro para discussões estratégicas do estado que visava a independência.

Grande parte dos lideres revolucionários eram maçons, sendo a Loja Philantropia e Liberdade responsável pela reunião que deu inicio aos conflitos com o império, reunião esta formalizada em ata e hoje disponível a leitura.

Quem visita as lojas Gaúchas se depara com uma característica da Maçonaria riograndense, nem todos os obreiros (termo que denominamos os componentes de uma loja) usam o tradicional terno preto, substituem o mesmo pelo tão conhecido traje dos pampas: a pilcha.


Obreiros usando a Pilcha 


Isso se dá por conta que em 1989 a indumentaria, com o advento da Lei Estadual da Pilcha, foi transformada em traje oficial, podendo assim substituir o terno. 

Características da Pilcha:  





Um comentário:

  1. Há um grande equívoco em relaçaorelação à citada ata na Loja Philantropia e Liberdade, citada no segundo paragrafo desse texto. Essa ata nunca existiu...ela foi criada de forma ficciosa por um maçom quando este palestrava numa loja do RS, para abrilhantar sua palestra.
    Lamentavelmente, ela foi difundida de forma errónea e está, ainda hoje, sendo tratada como verdadeira fosse.

    Eu sou José B. Sobrinho
    M. M. Da Loja Plátanos da União #4289.
    Oriente de S. Maria - RS

    ResponderExcluir