quarta-feira, 28 de outubro de 2015

"Fulano age assim pois é maçom!"


Um questionamento de muita relevância para Ordem, que requer extrema atenção de todo Mestre que irá responder ao Aprendiz , é " Qual deve ser a postura do Maçom frente a sociedade?". A pergunte trás em seu cerne a responsabilidade de todos que ingressam na Maçonaria, a partir de agora seus atos (bons ou ruins) não prejudicam ou agraciam só a você, mas todos dentro da instituição serão julgados pelos seus atos, não é incomum você escutar no mundo profano " Fulano age assim pois é maçom!", portanto não é uma duvida a ser esclarecida de qualquer jeito.

Bons exemplos são fáceis de ser demonstrados, por exemplo: A pouco tempo estive em uma cidade no interior de São Paulo para conhecer o trabalho que irmãos estavam realizando no conselho municipal de saúde da cidade em questão. Lá nossos irmãos participaram das eleições locais, com apoio das lojas ganharam assumindo assim o conselho e logo promoveram uma verdadeira revolução na administração publica deste setor. Você deve estar se perguntando - O que eles fizeram? - a resposta é chocante - Eles trabalharam! - ou seja, cobraram o prefeito para implementação de um projeto municipal de saúde, fiscalizaram as unidades de atendimento (Os médicos estão indo? Os medicamentos comprados chegaram ao destino? Como está a condição dos postos de atendimento?), fizeram varias propostas de melhorias e acompanharam suas votação na câmara, entre varias outras ações que mudaram drasticamente o panorama da saúde publica daquela cidade.

Sempre que eles surgiam para uma reunião diziam os políticos e apadrinhados já incomodados com aquela situação - Chegaram os homens da capa preta... - sabiam eles, com esse grupo de maçons não tem "jeitinho", picaretagem, "deixa pra lá" e outros "métodos" tão frequentes do serviço publico.

Essa historia deve servir de arquétipo para todos nós, devemos ser agentes de mudança, simbolo de hombridade e sabedoria. Para os que não sabe o que responder caso um dia forem indagados dessa forma (Qual deve ser a postura do Maçom?) indico um belo texto que costumo entregar aos aprendizes:

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união

Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado
Compreender do que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado;
E morrendo que se vive
Para a vida eterna

Oração de São Francisco 


Aos irmãos que colam adesivo no carro para identificação e mesmo assim continuam com maus hábitos (jogar lixo pela janela, abusar da velocidade, etc...) aconselho abrirem o olho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário